Centro logístico

Utilize toda a tecnologia de ponta do nosso centro logístico aliada à estratégia planejada pelos melhores especialistas do mercado.

O centro logístico é um espaço que uma empresa utiliza para armazenar, preparar e distribuir seus produtos. Com a transformação logística dos últimos anos surgiram muitos centros de atividades próximos a grandes cidades, contribuindo para o aumento da produtividade e para a redução de custos de uma empresa.

Em uma cadeia de suprimentos cada vez mais complexa e com o surgimento do e-commerce, os centros logísticos se tornaram elementos importantes para que as empresas consigam concentrar suas atividades e gerenciar suas operações.

Nos últimos anos, as empresas se viram obrigadas a projetar novos espaços logísticos que pudesse abrigar várias operações para centralizar atividades relacionadas com transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias, para trânsito nacional e internacional.

Dependendo da atividade realizada e da localização dos centros logísticos, eles podem ser classificados em: Zona de Atividade Logística (ZAL), Centro Integrado de Mercadoria (CIM), Hub logístico, plataforma logística e polígonos industriais.

Algumas empresas também utilizam os centros logísticos como centros de distribuição, assim o espaço passa a ser o local onde os produtos são armazenados, os pedidos são preparados e organizados para a sua distribuição, tanto para o varejo quanto para o atacado.

O tamanho, o desenho e a localização de um centro logístico são os fatores que determinam sua competitividade, eficiência e se ele é capaz de agregar valor à cadeia de suprimentos.

Qual é a diferença entre armazém e centro logístico?

O que difere um espaço do outro são as atividades e as operações realizadas em cada um. O armazém procura armazenar o máximo de mercadorias possível, já o centro logístico participa de todas as atividades relacionadas à cadeia logística.

Funções de um centro logístico

As principais funções de um centro logístico é armazenar, preparar e distribuir produtos para o varejo e atacado de forma eficiente. Porém, ele participa diretamente dos processos da cadeia logística como: – recebimento, armazenagem, transporte interno, preparação de pedidos, gestão de estoques e expedição.

Certificações que garantem a qualidade que o seu negócio merece.

Premiações que asseguram a sua melhor escolha.

Centros logísticos 4.0

O Big Data e a Internet das Coisas (IoT) têm revolucionado a cadeia de suprimentos e por isso, já é possível falar dos centros logísticos 4.0, que contam com a tecnologia para atingir desempenho mais eficiente. Os centros logísticos 4.0 utilizam digitalização de seus processos, fluxos constantes de informações, análise de dados e controle inteligente de máquinas.

Objetivos

Centralizar suas atividades, unificar suas operações, ter controle dos processos de armazenagem e movimentação de mercadorias, garantir mais agilidade nas entregas e satisfação do cliente, são alguns dos objetivos do investimento em um centro logístico.

Vantagens

Ao centralizar suas atividades, operações e estoque em um único local, uma empresa tem controle maior dos seus processos, unifica sua gestão, evita perdas e erros, contribuindo para redução do tempo te entrega ao consumidor final, ganhando vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Sua empresa quer investir em um centro logístico?

Entre em contato com Veloce. Nossa equipe pode tirar suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor escolha para seu negócio.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.