Milk Run

Otimize suas operações logísticas com entregas e retiradas programadas para aumentar a agilidade e reduzir os custos do seu negócio.

O Milk Run (“corrida do leite”) é um sistema roteirizado que permite que uma mercadoria seja entregue em um ponto, onde outra será retirada. Por conta desse método entregas e coletas são realizadas sem que as rotas se cruzem, assim um mesmo motorista faz todo o processo, evitando o uso excessivo da frota e, contribuindo, com a redução dos custos operacionais.

Esse sistema foi criado por cooperativas de leite da Inglaterra no século XX e é utilizado até hoje pelo setor, porque ainda traz excelentes resultados para as operações logísticas de algumas empresas. O método é muito utilizado na indústria automobilística e no varejo.

Empresas do varejo que possuem centros de distribuição para suas lojas, optam pelo Milk Run para potencializar alguns dos seus processos de compras – trocas, devolução e transferências entre lojas são práticas otimizadas por esse sistema.

Quando o uso do Milk Run é recomendado?

O uso do Milk Run é recomendado quando uma empresa trabalha apenas com um produto específico e com clientes que possuam uma rotina de compras, para que seja possível programar os horários de entrega e coleta.

Diferente de outros métodos utilizados no setor logístico, a escolha do Milk Run pode comprometer todo o processo, para a transportadora e o cliente, quando ocorrer atrasos na disponibilização dos insumos ou na fabricação dos produtos, o que também pode promover a perda de credibilidade entre os fornecedores e clientes.

A empresa que souber utilizar corretamente esse sistema terá melhor fluxo de caixa, estoque reposto com maior frequência, dispensando grandes investimentos em equipe e infraestrutura e reduz o desperdício de materiais.

Objetivos

O principal objetivo da escolha do sistema Milk Run é a redução de custos, por meio da roteirização de rotas, economias de escalas e redução nos gastos com fretes.

Vantagens

As principais vantagens do milk run são: agilidade no processo de carregamento e descarregamento da mercadoria, facilidade na roteirização e cumprimento do horário com o cliente, padronização de embalagens, redução do custo do frete, baixo índice de avarias e diminuição do estoque.

Sua empresa pensa em investir no milk run, mas ainda tem dúvida se o método é vantajoso?

Entre em contato com a nossa equipe. A Veloce pode ajudar a sua empresa encontrar a melhor solução logística.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.