Logística reversa

Logística reversa com máxima agilidade, eficiência e otimização, para aumentar os resultados e reduzir custos.

A logística reversa ou logística reversível tem a função de lidar com fluxo físico dos produtos que uma empresa produz ou comercializa, do ponto de consumo ao ponto de origem, ou seja, precisa recolher e encaminhar um produto que já foi vendido ou consumido para que ele seja reaproveitado, reciclado ou descartado corretamente.

Nesse processo, o produto pode ser recolhido devido a problemas como defeitos, erros no envio ou desistência. Nos e-commerces, a logística reversa é utilizada como estratégia para reduzir a insegurança do comprador, já que possibilita a devolução e troca de mercadorias.

Em 2010, com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305), esse conceito ganhou destaque e virou prioridade entre os empreendedores. A PNRS incentiva fabricantes e fornecedores que coloquem no mercado produtos com embalagens que possam ser reutilizadas ou recicladas.

Para a logística reversa funcionar corretamente, os cidadãos, as empresas e o governo precisam trabalhar juntos. O cidadão tem a responsabilidade de entregar os resíduos sólidos, as empresas de fazer a destinação correta do que foi devolvido e o governo de fiscalizar todo o processo.

Tipos de logística reversa

Logística reversa pós-venda

Na logística reversa pós-venda, o produto é devolvido antes de ter sido usado ou em caso de pouco, por estar com defeito ou por conta de algum erro no processamento do pedido. Assim, as empresas podem trabalhar para corrigir os erros apresentados, reciclar, destacar corretamente e até voltar a comercializar o produto.

Logística reversa pós-consumo

Na logística reversa pós-consumo, o produto após o uso ou por conta de validade é devolvido e as empresas definem se os resíduos serão reutilizados, reciclados ou descartado seguindo as normas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A logística de reserva também pode ser usada pelas empresas como estratégias para reduzir os custos e otimizar os ganhos. Nesse processo, é possível definir pontos para devolução de mercadorias, colaborando para redução dos custos com transportes e armazenagem. E um sistema eficiente também oferece benefícios para os clientes, que tem a sua disposição a opção de troca e devolução, o que também contribui para o aumento das vendas de uma empresa, já que clientes confiantes compram mais.

Objetivos

Os principais objetivos da logística reversa são melhorar a gestão de resíduos, aumentar a eficiência do uso dos recursos naturais, através da reutilização, reciclagem e recuperação dos materiais e incentivar a criação de produtos sustentáveis que incluem critérios ecológicos em todas as suas fases.

Vantagens

Ao optar pela logística reserva uma empresa melhorar sua imagem perante os consumidores, contribuem com o meio ambiente, beneficia a economia, porque gera recursos sustentáveis e incentiva à reciclagem, entre outras coisas.

Sua empresa quer contribuir com o meio ambiente, ter uma boa imagem corporativa, reduzir custos e ter mais lucros?

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